VOLUNTAS

Tipos de Voluntariado

Colaboração em iniciativas pontuais de voluntariado: Campanhas Banco Alimentar Contra a Fome. Nesta forma de voluntariado o aluno estabelece um compromisso com uma Associação parceira para uma ação limitada no tempo. Neste formato o voluntário estabelecerá uma relação estreita com a Associação, sendo o acompanhamento por parte do ISCAC mais diminuto e não estando prevista a existência de um tutor.

Em Coimbra

"Clássico"

– através das parcerias com as várias Associações o Aluno compromete-se, pelo menos 4 vezes por mês a fazer voluntariado com uma associação partindo do perfil, motivação individual e do conhecimento mútuo a efetuar uma panóplia de atividades necessárias à corrente atividade da Associação.


“Profissional”

– Voluntariado de peritos – voluntariado por grupos de competências/aptidões dos alunos: contabilidade, fiscalidade, marketing, etc, para consultoria pontual nas instituições. Nesta forma de voluntariado o aluno compromete-se de forma responsável e de acordo com conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação e as suas aptidões próprias a participar em atividades, programas ou no trabalho diário de uma Associação.

Em Portugal

Nesta forma de voluntariado o aluno estabelece um compromisso com uma Associação parceira que desenvolve o seu trabalho noutro local que não em Coimbra. Neste formato o voluntário estabelecerá uma relação estreita com a Associação, sendo o acompanhamento por parte do ISCAC mais diminuto.

No Resto do Mundo

Nesta forma de voluntariado o aluno estabelece um compromisso com uma Associação parceira que desenvolve o seu trabalho noutro local que não em Coimbra e fora de Portugal. Neste formato o voluntário estabelecerá uma relação estreita com a Associação, sendo o acompanhamento por parte do ISCAC mais diminuto.

1-Participação

O voluntário deve desempenhar um bom trabalho, quer em termos afetivos, quer em termos técnicos (respondendo assim às necessidades da Associação). É fundamental que atenda e participe ativamente na formação. Deve ainda comparecer às reuniões de forma a ser acompanhado de forma regular.


2-Compromisso

O voluntário só poderá faltar, no máximo, 1/5 da totalidade do tempo que é requerido para desempenhar a tarefa acordada com a Associação (sendo que se o aluno quiser trocar a hora/dia com outro voluntário e a instituição assim o permitir, não será considerada falta). Este compromisso deverá ser efetivo, para que o Diploma seja real e, principalmente, por ser fundamental que exista um período mínimo de tempo que promova o investimento relacional e formativo.


3-Responsabilidade

Pretende-se que cada voluntário assuma um compromisso de responsabilidade perante a quer a instituição, quer o VOLUNTAS, sendo o horário e o programa de atividades previamente acordado e desenvolvido com espírito verdadeiro e de missão.


4-Certificado de Voluntariado

No final da licenciatura será entregue ao aluno um diploma simbólico de voluntariado após serem cumpridas determinadas horas acordadas apriori com os alunos.

VOLUNTAS

Parceiros


"Sozinho podes ir mais rápido mas juntos vamos mais longe".

  • Todas
  • Permanente
  • Pontual
  • Portugal e Além Fronteiras

Queres Fazer Voluntariado?

Inscreve-te já no Voluntas! Não percas esta oportunidade
INSCREVE-TE!
VOLUNTAS

CONTACTA-NOS


Não hesites em entrar em contacto connosco!

EMAIL

voluntas@iscac.pt

Atendimento

Coimbra Business School | Biblioteca

Copyright © 2018 Voluntas